quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Notícias do Mundo Telecom. Você já ouviu falar na Internet das coisas?

 
                                                                   Imagem DAQUI
 
 
Vejam que interessante:
 
 
"O que é Internet das coisas (M2M)?

Internet das coisas é a possibilidade de comunicação entre diversos os objetos, enviando e recebendo dados e informações. Ela se refere a tecnologias como veículos robóticos, óculos e relógios informatizados, e eletrodomésticos e lixeiras com conexão à Internet.

No futuro, haverá uma rede composta exclusivamente de objetos em interação, que resultará na automatização de diversas tarefas e trocas de informações.

M2M (Machine-to-Machine ou Mobile-to-Machine e Machine-to-Mobile) refere-se à comunicação de maquina para maquina ou móvel para maquina e maquina para móvel.

Esta tecnologia vai além da conexão ponto-a-ponto, podendo interligar sistemas de rede, tanto com fio quanto sem fio, a dispositivos remotos.

M2M é a transferência e utilização de dados, em tempo real, via redes celulares, oriundos de equipamentos/terminais remotos para o monitoramento, medição e controle dos mesmos.

M2M possibilita o funcionamento de diversos serviços, como: rastreamento automatizado de veículos (AVL), serviços públicos, serviços financeiros (ATM’s e POS), segurança patrimonial, telemetria, automação industrial, gerenciamento de transito, smart meetering (medidores inteligentes), smart grid (redes de energia elétrica inteligentes), distribuição de petróleo e derivados, Agrobusiness e meio ambiente, saúde e outros.

O M2M tem sido considerado um subconjunto da Internet das coisas onde não existe intervenção humana na comunicação.
 
 
M2M no Brasil
 
No Brasil, com a resolução do Denatran, de que a partir de janeiro de 2015 todos os veículos sairão de fábrica com módulos para rastreamento embarcado, a solução AVL cria certo otimismo no mercado.

Ainda, em fevereiro de 2015 passa a vigorar a resolução da Aneel de que todas as concessionarias devem oferecer aos clientes a opção de instalação de medidores inteligentes.

Em agosto de 2013, a Vodafone e Datora Telecom anunciaram uma parceria para atuar no mercado de M2M brasileiro. A parceria não inclui compra de participações de nenhuma das empresas, mas o setor de M2M da companhia brasileira, a Datora Mobile (MVNO), passou a se chamar Vodafone Brasil.

Anúncios de parcerias entre as teles e empresas especialistas, no modelo de partilha de receita, em softwares para determinadas verticais de negócio, deve ficar cada vez mais frequente."


DAQUI


Veja um blog sobre o assunto, AQUI


Nenhum comentário:

Postar um comentário