segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Tecnologia: Auto charger a base de raio de luz


" A Microsoft estuda um método de recarregar baterias desmartphones com raios de luz.
A divisão de pesquisa da empresa em Pequim criou o protótipo do AutoCharger, que pode ainda detectar o aparelho em uma mesa.
O carregador futurista usa o sensor Kinect, do Xbox, para procurar pelo smartphone e inicia a recarga por luz automaticamente com UltraFire CREE XM-L T6 Focusing LED Flashlight.
A comunicação entre carregador e dispositivo móvel acontece por Bluetooth ou por LED para garantir que a transmissão de energia pare quando a bateria atingir sua capacidade total.
A emissão de luz cessa em 50 milissegundos quanto algo se colocar entre o smartphone e o AutoCharger.
Essa medida de segurança é especialmente importante, uma vez que a transmissão de energia sem fios pode ser prejudicial para humanos por conta de sua radiação eletromagnética mais alta que a de outros protocolos de comunicação wireless, como Wi-Fi ou 3G.
Uma ressalva importante nessa tecnologia da Microsoft é que os smartphones precisam ser equipados com painéis fotovoltaicos, ou seja, o gadget precisa ter suporte para recarga com energia solar – o que ainda é incomum na grande maioria dos dispositivos móveis.
O AutoCharger ainda está em fase de pesquisa e o intervalo entre esse estágio e sua chegada ao mercado pode levar alguns anos.
Ainda assim, os pesquisadores afirmam que essa realidade não está em um futuro distante."

Nenhum comentário:

Postar um comentário