domingo, 26 de julho de 2015

Liderança

     De uns tempos para cá, muitos termos tem recebido destaque no mundo corporativo. Produtividade, capital humano, liderança. Além de palavras de impacto, elas possuem sentido igualmente forte, tendo poder de motivar, ou desmotivar, dependendo da forma em que o sentido é praticado. Hoje focaremos no termo de liderança, mas afinal, você sabe o que é liderança?
     Liderança é a arte de conduzir e motivar um grupo, influenciando na forma como esse grupo se comporta.
     Existem muitas formas de aprender, entender e identificar os mais variados estilos de liderança. Podemos encontrar material interessante sobre o assunto em forma de literatura, vídeos e palestras, ou até mesmo em filmes, e hoje a nossa indicação é o filme Invictus, dirigido por Clint Eastwood. 
     O filme narra a história de Nelson Mandela e do time de rugby sul-africano, em uma África que ainda sofria as consequências do apartheid, com segregação e preconceito constantes. Mandela tinha o desafio de sediar a Copa do Mundo de rúgbi, um esporte adorado por brancos.
     Mandela, junto com o capitão da seleção de rugby, consegue unir a população por meio do esporte, criando uma identidade nacional. 
     O filme retrata, além das figuras de liderança, o trabalho em equipe. 
     Assistam um trecho do filme abaixo.


     Liderança é ação, e não posição. 
      -Donald McGannon

Nenhum comentário:

Postar um comentário