sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Cinco histórias de rejeição - e o que aprender com elas (matéria da Revista Exame)

          Essa semana, zapeando por aí na internet, encontramos essa matéria bem interessante da revista Exame, que gostaríamos de compartilhar com vocês. O artigo conta a história de Jia Jiang, um empresário que identificou como sua maior deficiência a incapacidade de receber e aceitar um não. Pensando em resolver isso, Jia elaborou um plano, no qual ele se portaria a algumas pessoas com pedidos que, na sua cabeça, seriam negados de cara, durante 100 dias, para que ele pudesse aprender a lidar com esse tipo de situação.
          Esse experimento criativo, e no mínimo estranho acabou virando um livro, o "Rejection Proof" (“À prova de rejeição” em tradução livre para o português). 
Vejam algumas das esquisitices que ele aprontou, e o que ele tirou de lição de cada uma delas:

A do emprego de um dia só
O desafio: conseguir um emprego de um dia só indo aleatoriamente a empresas com currículo na mão.O resultado: As primeiras duas disseram não – ele até mesmo levou bronca de um gerente. Na terceira tentativa, uma gerente se interessou pela historia dela, prestou atenção na proposta e alguns dias depois, Jia era o mais novo funcionário de um dia só.A lição: a resposta para um mesmo pedido varia muito de pessoa para pessoa – a rejeição não é pessoal. E, se tivesse desistido na primeira tentativa, jamais teria chegado à pessoa que disse o sim.
O pedido no Mc Donald’s 
O desafio: pedir um item do café da manhã no meio da tarde no Mc Donald’s. O resultado: Ao ouvir o não, Jia tentou negociar em vez de insistir no mesmo pedido. Disse que queria algo similar àquele item, e o funcionário topou adaptar ingredientes para fazer algo parecido.A lição: Fazer concessões e negociar seu pedido faz com que as pessoas ofereçam alternativas. Se ele só tivesse desistido, teria saído sem nada, mas ao fazer uma mudança no seu pedido, o funcionário também fez adaptações na sua resposta.
A rejeição da cabelereira 
O desafio: Entrar em um salão de beleza e oferecer para cortar o cabelo da cabelereira. O resultado: Deu errado - a mulher a quem ele ofereceu o corte se ofendeu quando ele disse que sua proposta era para quebrar a monotonia. E fez questão de dizer que amava seu trabalho.A lição: Jia viu que ao fazer sua proposta, tentou justificar partindo de uma premissa falsa a respeito de como a mulher se sentia a respeito de sua rotina. O melhor é ser honesto e mostrar por que o pedido importa para você.
O anúncio no avião
O desafio: Cada vez mais buscando ideias inusitadas, Jia acabara de embarcar para um vôo quando resolveu pedir ao comissário de bordo permissão para fazer o anúncio de segurança, certo que diriam não.
O resultado: A resposta foi mesmo um não. Por lei, é proibido que passageiros fiquem de pé durante o anúncio de segurança. Mas o funcionário ofereceu uma alternativa: Jia poderia fazer o anúncio de boas vindas.A lição: A ideia de improvisar na frente de 130 desconhecidos num avião o aterrorizou, a possibilidade de rejeição era múltipla. Mas ele encarou o desafio e conseguiu falar como era fã da companhia quando deram o microfone e foi aplaudido. Jia viu que mesmo nas situações mais difíceis ele conseguia vencer o medo, e isso deu ainda mais confiança em sua vida.
Maçãs inocentes
O desafio: Jia pensou em oferecer maçãs de graça para estranhos em um estacionamento de uma grande loja. A ideia era ser rejeitado não ao pedir alguma coisa, mas ao oferecer algo sem querer nada em troca.O resultado: Quase ninguém queria as maçãs - ficava todo mundo desconfiado. A surpresa foi uma mulher que sorriu e disse "Ok, obrigada!" e saiu mordendo a maçã.A lição: Jia ficou pensando que, se uma ideia suspeita como comer a maçã que um desconhecido acabou de oferecer não é algo rejeitado por todos, será que haveria alguma ideia universalmente rejeitada? A única razão para a rejeição pode ser porque você ainda não encontrou a pessoa certa - que dirá, claro, um sim.


          É fascinante ver como as pessoas tem as formas mais variadas de lidar com suas dificuldades, mas nesse caso, além de superar seu problema, o Jia ainda conseguiu elucidar e traduzir os pensamentos de muitas pessoas com problemas parecidos. Incrível!

Foto: Divulgação


Nenhum comentário:

Postar um comentário