terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Notícias do mundo Telecom: Você conhece o Tecnologia Li-Fi


          Na última semana, o site Computerworld fez uma matéria sobre o Li-Fi, uma modalidade de conexão, com base em luzes de LED, que promete deixar o Wi-Fi para trás. Segundo os idealizadores da tecnologia, ela permite conexões 100 vezes mais rápidas que o Wi-Fi, e seria capaz de realizar o download de um filme HD em poucos segundos, por exemplo.
          Embora a ideia esteja sendo difundida agora, a tecnologia Li-Fi (Light Fidelity) já é objeto de estudo há alguns anos. O presidente das Comunicações Móveis da Universidade de Edimburgo e co-fundador da pureLiFi, professor Harald Hass, foi o primeiro a estudar sobre a tecnologia e cunhou o termo Li-Fi pela primeira vez durante uma palestra do TED, em 2011. Mas o projeto D-Light' no Instituto de Edimburgo, começou a ser receber o financiamento para o desenvolvimento a partir de 2010. 
          Já cogitada como a evolução do Wi-Fi, a transmissão Li-Fi é feita usando luzes LED, que acendem e desligam em nano segundos, sendo imperceptíveis para o olho humano, e como é baseada em luz, não poderia penetrar paredes, tendo um alcance mais limitado do que o Wi-Fi.
          Para ler mais sobre a tecnologia, clique aqui.





Nenhum comentário:

Postar um comentário