segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Vamos planejar nosso 2016?



          Olá pessoal!

          Enfim chegou a última semana do ano, e com ela, vem aquela tradicional faxina na vida, onde a gente joga fora (ou pelo menos tenta) tudo aquilo que não quer carregar para o ano seguinte, desde o papelzinho de bala que estava no fundo da bolsa, até aqueles momentos amargos que queremos apagar mesmo da nossa memória.
          Além da faxina, nessa época, aparecem também aquele monte de promessas e expectativas para o ano que virá. Mas será que dá certo mesmo? Quantas coisas você planejou ou prometeu na última semana de 2014? Quantas coisas você colocou em prática em 2015? Vai fazer o mesmo em 2016?
          Emagrecer, parar de fumar, entrar na faculdade, crescer ou mudar de emprego, conquistar bens materiais, juntar dinheiro, ficar rico... A lista dos projetos que ouvimos por aí é grande, mas muitas pessoas não conseguem alcançar seus objetivos por falta de PLANEJAMENTO. E não só isso, pois além do planejamento, falta para muitas pessoas a tal da capacidade de gestão, a capacidade de gerir as próprias vidas.
          Falta autoconhecimento. Muitas pessoas, analisando sua trajetória, não sabem nem dizer onde estão, se estão onde queriam estar nesse momento, ou seja, se se sentem realizadas. Não sabem dizer nem onde querem chegar, ou o que querem alcançar. Então, esse é o primeiro passo! Precisamos olhar em volta, e ver se esse é o lugar onde realmente queríamos estar. Se sim, ótimo! Dá pra começar o nosso planejamento, visando um caminho que vai nos levar além. Mas se não, é preciso rever o que nos falta, o que queremos mudar, e o que podemos fazer para que possamos nos realizar.
          Saber o que queremos é o primeiro passo para ser feliz. Parece besteira, mas tem pessoas que passam a vida inteira sem saber o que realmente querem ou gostam, ou pior, passam a vida inteira fazendo o que não gostam, esperando uma oportunidade que vai mudar suas vidas, mas essa oportunidade nunca chega, porque nem elas sabem o que querem. As vezes a oportunidade até chega, mas elas não percebem, pois não se conhecem o suficiente.
          Outra dica é registrar os planos. Escreva num papel, ou num caderno tudo o que quer fazer, para não esquecer de nada. Organize as coisas de acordo com a ordem de importância daquilo que deseja, o que vai exigir mais ou menos esforço, o que é rápido, o que demandar muito tempo. Ex: Se trocar de celular é uma meta para o ano novo, o ato de comprar em si, não exige muito esforço, mas se você não tem o dinheiro, pode ser que leve tempo para conquistar.
          Outro exemplo: Se você quer eliminar os quilinhos extras que te acompanharam em 2015, saiba que exige esforço e tempo, portanto, mais dedicação da sua parte. Agora, se você resolveu dedicar mais tempo a você e sua família, saiba que essa meta é rápida de se alcançar, não exige muito esforço e é muito importante.
          E assim, vamos planejando nosso 2016. Que ele seja próspero, e cheio de conquistas. Feliz Ano Novo, amigos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário