segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Fôlego de segunda: Como manter o foco e a produtividade nas vésperas de feriados


         Segunda-feira já não é lá um dos dias mais fáceis para algumas pessoas, e se com ela vier a expectativa de um feriadão assim, tipo o carnaval, aí que parece que a coisa não anda mesmo, a semana parece não acabar, e ficamos tão ansiosos contando os minutos para a sexta, que acabamos nos atrapalhando nas tarefas do dia a dia.
         O que muita gente esquece é que contar os minutos só piora a sensação de relógio parado, e que a única forma de ver o tempo passar rapidinho, é produzindo, pois quanto mais pensamos no tempo, mais ele demora a passar.
         Saber administrar o tempo, assim como as nossas tarefas, é um jeito de fazer o trabalho render, no sentido literal da palavra, e mesmo que pareça complexo a primeira vista, depois que nos acostumamos com a rotina de organização, policiamento das prioridades, assim como das coisas que nos desviam do foco, no fim do dia, a sensação de cansaço, e pior, de dever não cumprido, será cada vez menos frequente.
         O site Artia listou 10 boas práticas que podem dar um gás na nossa produtividade, e nós trouxemos algumas delas para vocês.

1. Planeje seu dia - Crie uma agenda do que você tem a fazer e defina prioridades.
2. Tenha objetivos claros – Estipule metas e objetivos para o dia, para a semana e para o mês, e deixe sua listinha em um local sempre a vista.
3. Seja organizado - Não inicie várias tarefas ao mesmo tempo. Faça uma de cada vez e termine o que você iniciou antes de começar outra.
4. Faça reuniões produtivas - Falta de pauta, foco e preparação dos envolvidos são alguns dos principais motivos de falta de produtividade em reuniões.
5. Elimine o desnecessário - Tire da sua mesa o que não é estritamente essencial. Deixe seu ambiente limpo e apenas com o que você precisará para realizar as tarefas do dia

         Essas são apenas algumas das dicas, mas vale a pena ler a lista completa aqui.




Nenhum comentário:

Postar um comentário